sábado, 2 de maio de 2009

Relatório 1 de Sociologia

A Sociedade dos Indivíduos - Norbert Elias


Aula 1: Relatora Carla Alexsandra
Debate Central: A antinomia conceitual de Sociedade
Relação dos tópicos da discussão em sala de aula

Tese do Autor: o indivíduo se estabelece dentro de uma rede, uma ordem social. Essa rede está ligada por uma função de cada indivíduo, trazendo uma estrutura.

§Duas correntes de pensamento: indivíduo em si
conjunto (todo)

¨Quando pensamos em sociedade, logo nos vem a idéia da soma dos indivíduos, numa posição teórica-social. Por que vivemos em grupo? O que constitui o conjunto? Seria a sociedade o conjunto de indivíduos que pertencem a um determinado seguimento, como religioso ou institucional, ou por interesse ou afinidades, por exemplo?
¨Todos os indivíduos com suas peculiaridades vivem em conjunto e criam a figura do Estado. Formam um conjunto e nele se estabelecem.
¨Há uma racionalidade na associação de indivíduos, que percebendo suas necessidades, criam um conjunto de instituições para “enfrentar” as regras de convivência em grupo e o mundo adverso.
¨Quando falamos em Teoria Liberal (Liberalismo) qual é a pressuposição? É a máxima da liberalidade. Dentro da Teoria Liberal o homem é livre, ou seja, tem o direito de fazer tudo o que for de sua vontade. Isto estaria na base de um caráter inato (que pertence à natureza de um ser, nasce com ele).
¨Se nós indivíduos vamos nos agregar em torno de uma racionalidade para suprir nossas necessidades, como alocar recursos para isso? O homem é diferente dos outros animais, pois nós aprendemos, temos que aprender para poder sobreviver.
¨Quem define as instituições são os indivíduos mais fortes.
¨Somos seres sociais e buscamos a máxima felicidade.
¨Nascemos e somos determinados conforme a sociedade nos define.
¨A sociedade é um conjunto de indivíduos ou o todo? Como se forma o conjunto?
¨Tese do Autor: possibilidades.
¨O que é realidade concreta? Estabelece-se de diferentes formas em cada lado. Ela assume formas diferentes em cada uma das possibilidades. A tese do Autor irá superar essa dicotomia, pois ele entende isso de forma diferente. Ele constrói e logo em seguida destrói seu pensamento assumindo um outro contexto, ou em outras palavras, busca cada elemento de suas concepções para destruir em seguida.
¨Como pensar a sociedade supra (acima) dos indivíduos? Pensamos que os indivíduos se agrupam por afinidades. Lembramos do exemplo da casa de pedra ou das peças do relógio. Além das peças, o que é necessário para se formar o relógio? O mecanismo, a estrutura. “A idéia de não existir sociedade, mas uma porção de indivíduos, nos diz o mesmo que na realidade, não existem casas, mas apenas uma porção de tijolos isolados, um monte de pedras.” (pág.20)
¨O indivíduo é o eu. Se analisarmos o eu de cada indivíduo neste microcosmo (resumo deste universo) de nossa sala de aula verificaremos que há um contexto histórico na origem familiar de cada um destes indivíduos. Ficaremos presos a este eu se nos atermos apenas nas possibilidades de cada um.
¨Na metade do século XX pensadores buscaram superar esta dicotomia (divisão lógica de um conceito em outros dois) de pensarmos as coisas em separado.
¨Em que momento deixamos de ser natureza e nos tornamos uma sociedade?
¨Seria somente indivíduo aquele que nasceu primeiro? Os que vieram depois formaram uma sociedade? Norbert explica pelos Mitos Científicos da Origem (ver página 26). O indivíduo sozinho não é sociedade, pois não estabelece uma relação. (Como exemplo ilustrativo Robson Crusoé). Os nativos da Polinésia têm a “Ciência do Concreto”. E teriam uma atitude diferente em comparação com um nativo inglês por exemplo, caso um de seus indivíduos se vissem na situação de náufrago.
¨Outro exemplo sugerido em sala: a existência de castas na sociedade indiana. A questão: podemos trabalhar com a possibilidade de ascensão social neste tipo de sociedade? Não.
¨Foi levantada a questão da possibilidade de elevação social caso haja uma formação escolar de qualidade para o indivíduo em uma determinada sociedade “livre” de conceitos ou tradições como a Indiana. A partir do século XIX é que se vai elaborar a proposta da Escola Pública onde todos têm o direito ao ensino. Antes este direito pertencia somente à Elite, pois era um privilégio.
¨Por fim, não existe sociedade sem indivíduos. Não existem indivíduos que não estejam em sociedade.



Bibliografia de apoio: Dicionário Aurélio

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